Olá garotas! Hoje venho com um novo assunto para o blog: Papo sério. Nesta tag vamos falar sobre coisas sérias e sobre o que algumas pessoas sofrem. Só espero que as pessoas não venham me chamar de pirralha por causa disso e parem de visitar o blog, vou logo avisando que não venha com isso tá.
Enfim, o primeiro assunto a ser comentado é a automutilação. Para quem não sabe, automutilação é o ato de se cortar para aliviar algum sofrimento emocional. Normalmente as pessoas que a praticam estão muito abaladas mesmo, tanto que chegam a pensar que se cortar é melhor porque você sente uma dor mais "leve" do que o sofrimento emocional. Uma cantora que praticou a automutilação foi Demi Lovato, mas hoje ela já superou esse problema e segue firme em sua carreira, tanto que o seu lema é "Stay strong", traduzido para português "Fique forte".
A automutilação rola entre os 12 aos 20 anos, pelo fato das pessoas se sentirem sozinhas e não encontram um jeito de expressar seus sentimentos. Não é a toa que nesta época algumas pessoas sofrem tanto com escolhas importantes, não se agradam com seu corpo, na escola tiram notas vermelhas ou até a família pode causar este sentimento de dor. Mas devemos perceber que todo mundo tem seus problemas e temos que encará-los e não praticar esse ato.
O fato é que as pessoas que fazem automutilação devem perceber que não é se cortando que elas terão seus problemas resolvidos. De acordo com o nosso corpo, quando ocorre o corte alguns componentes químicos atuam no cérebro e liberam uma substância responsável pela sensação do prazer, a endorfina. É assim que as pessoas sentem a sensação de alívio, podendo repetir a ação para sentir isso de novo. Mas logo após o sentimento de culpa volta gerando mais transtorno.
Se você pratica isso procure desabafar com alguém, liberar seus sentimentos. Vale com as amigas, com quem te machucou ou um psicólogo. E se leu até aqui, procure repetir para si próprio "É realmente necessário fazer isso? Vai resolver meus problemas?" sempre que bater aquela vontade de se cortar. Procure também se distrair, fazer uma coisa que goste. Que tal criar um hobby? Pode te ajudar bastante.
"Porque é tão ruim se cortar?". Isso você vai descobrir clicando em Read More...
- A sensação de alívio só acontece durante o corte. Como disse acima, o sentimento de culpa volta e você fica com vontade de repetir o feito.
- Com o tempo o ato de se cortar pode virar um vício. Tem gente que começa a se cortar com navalhas, tesouras, latas, correndo o risco de contrair uma doença grave.
- Você pode atingir uma veia sem perceber causando uma hemorragia, ou seja, isso pode te levar à morte!
- Certamente o corte se transformará em cicatriz. Pode ser que o corpo fabrique mais tecido que o suficiente para fechar a ferida e pode virar aquela cicatriz alta e grossa. Essa cicatriz só pode ser removida na base da cirurgia!
- Cortar-se pode te levar a outros problemas que deixem sua saúde mais frágil. Se liga!
Texto por mim
Baseado em: Revista Atrevida Edição 213 - Pág. 72 à 15)
HORA DO DESABAFO: Eu não vou mentir para vocês, eu já me cortei. Só aconteceu uma vez, estava muito abalada por causa dos meus pais e deu no que deu. Fui ao banheiro e fechei a porta, peguei um gilete e fiz um corte. Foi um corte leve, mas machucou. Senti um alívio, como se tudo tivesse passado. Depois disso fiquei tranquila e prometi para mim mesma que repetiria o feito quando ficasse abalada. Graças a Deus isso nunca mais aconteceu, não virou cicatriz e foi longe de uma veia. Não posso dizer que foi ruim se não estaria mentindo. Você sente como se nada tivesse acontecido. Mas não recomendo, pode virar um vício e você pode começar a fazer cortes profundos e atingir uma veia, virar uma cicatriz daquelas... A única coisa que digo é: Larga essa e encare seus problemas de frente!
SOBRE ALGUÉM: Uma fã de The Vampire Diaries publicou numa rede social como virou fã do ator Ian Somerhalder, que foi através da automutilação. Ela atingiu uma veia e sangrou a ponto de "ver" o famoso pedindo para ela parar e nunca mais fazer isso, fazendo-a prometer que nunca mais praticaria automutilação. E num piscar de olhos ele sumiu. Acontece que quando sangramos muito podemos ver coisas que não estão ali.
CONCLUSÃO: Depois de todo esse texto, espero que você tenha percebido o risco que passa se cortando. O que aconselho é que desista disso, a vida não é um mar de rosas e devemos encarar os problemas nós mesmos. Bola pra frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário